Fique por dentro do PNLD 2024

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Apresentação

Perguntas frequentes

Os professores têm 3 tipos de escolha ao longo do Programa: 

  • Objeto 1 – Coleções didáticas. 
  • Objeto 2 – Recursos educacionais digitais (REDs). 
  • Objeto 3 – Obras literárias 

Segundo o site do FNDE, a escolha deverá acontecer em períodos diferentes. 

  • Objeto 1 – Coleções didáticas: 2º semestre de 2023. 
  • Objeto 2 – Recursos educacionais digitais (REDs): sem previsão. 
  • Objeto 3 – Obras literárias: sem previsão. 

Não. Os(as) professores(as) não são obrigados a escolher as mesmas coleções ou a mesma editora para os diferentes componentes curriculares, categorias ou objetos. É possível combinar suas escolhas de acordo com o seu perfil pedagógico. Por exemplo: 

Coleção de Língua Portuguesa da Editora A. 
Coleção de Matemática da Editora B. 
Coleção de Ciências da Editora C. 
Coleção de História da Editora A. 
 
Os docentes devem se reunir com seus colegas, em uma reunião democrática e aberta, para indicar a coleção que utilizarão. O resultado deverá ficar registrado em uma ata. 

A partir do PNLD 2024, livros didáticos e literários terão versão digital para alunos e professores! Além disso, passa-se a contar também com os REDs, recursos educacionais digitais. 

 Os livros digitais estarão disponíveis no formato HTML5, o que traz muito mais acessibilidade para pessoas com deficiência e praticidade para todos, já que eles poderão ser utilizados em computador, notebook, tablet ou celular. 

 Os e-books didáticos deverão contar ferramentas de interatividade, como carrossel de imagens, infográficos e áudios (os áudios são obrigatórios para Língua Inglesa e Arte). 

 A internet será necessária somente para o download do arquivo. Depois disso, não será preciso de conexão para utilizar os conteúdos.  

 O acesso aos arquivos será controlado pelo FNDE e/ou pelo Ministério da Educação (MEC).

A coleções contêm 4 volumes cada uma, tanto em versão impressa quanto digital, e são apresentadas por componente curricular: 

      • Arte 
      • Educação Física (somente Manual do Professor) 
      • Ciências 
      • Geografia 
      • História 
      • Língua Portuguesa 
      • Língua Inglesa 
      • Matemática 

 

As coleções didáticas devem abordar todas as competências e habilidades propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, cada volume deverá explorar pelo menos dois Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) diferentes.

Estudantes e professores poderão contar com um cardápio de ferramentas interativas: 

  • Projeto Integrador (1 volume para os 4 anos, sendo que cada ano deverá trabalhar com um tema integrador). 
  • Projeto de Vida (1 volume contemplando os 8º e 9º anos). 
  • Planos de desenvolvimento (4 por ano). 
  • Sequências didáticas (12 por ano). 
  • Avaliação diagnóstica e progressiva (4 por ano). 
  • Itens de avaliação resolvidos e comentados (1 item por habilidade da BNCC). 

Os livros de literatura devem ser escolhidos tanto para utilização em sala de aula como para 

integrar o acervo da biblioteca da escola. Eles se apresentam do seguinte modo: 

  • Categoria 1: 6º e 7º anos 
  • Categoria 2: 8º e 9º anos 

 LIVRO DO ESTUDANTE: Livro literário impresso + Versão digital do livro. 

  • LIVRO DO PROFESSOR: Apenas versão digital do livro + material de apoio e atividades também em versão digital.

Os livros deverão atender a um dos seguintes gêneros textuais: 

  1. Poesia;
  2. Conto, crônica, novela, teatro, texto da tradição popular;
  3. Romance;
  4. Memória, diário, biografia, autobiografia, relatos de experiências;
  5. História em quadrinho, romance gráfico, livro de imagem;
  6. Outros.

De acordo com sua categoria, os livros poderão ter os seguintes temas: 

  • Autoconhecimento, sentimentos e emoções; 
  • Família, amigos e escola; 
  • O mundo natural e social; 
  • Aventura, mistério e fantasia. 
  • Conflitos da adolescência; 
  • Sociedade, política e cidadania; 
  • Ficção científica, mistério e fantasia. 
  • Encontros com a diferença; 
  • Diálogos com a história e a filosofia; 
  • Cultura tecnológica e digital no cotidiano do adolescente; 
  • Migração nacional e internacional na adolescência; 
  • Outro tema. 

As Secretarias de Educação poderão organizar suas escolas em torno 3 modelos de escolha 

  • ÚNICA PARA CADA ESCOLA: a escola decide, individualmente, quais livros quer receber. 
  • ÚNICA PARA CADA GRUPO DE ESCOLAS DA REDE: são criados conjuntos de escolas com características semelhantes (por exemplo: localização, desempenho em avaliações externas, número de alunos etc.) para que elas recebam as coleções mais votadas dentro daquele grupo.  
  • ÚNICA PARA TODAS AS ESCOLAS DA REDE: ocorre a unificação de 100% das escolas da rede. Todas elas deverão receber os mesmos livros, ou seja, aqueles mais votados no sistema. 

Mesmo diante de uma escolha por grupos ou unificada, os professores devem participar da decisão coletiva em sua escola. Isso porque todas elas devem registrar o voto no sistema PDDE Interativo. 

As escolas deverão ser comunicadas com antecedência pela sua rede de ensino sobre qual modelo de escolha foi decidido. Se nenhum modelo for oficializado, automaticamente, o modelo “escolha única para cada escola” passa a ser o padrão para todas elas. 

Todos podem consultar os editais, comunicados e portarias do FNDE, que é o órgão que realiza o PNLD, diretamente pelo site www.gov.br/fnde 

Informe-se sempre sobre as possíveis alterações sobre o processo de escolha pelos canais oficiais do Programa. 

O conteúdo desta página foi extraído do Edital de convocação para o PNLD 2024, disponibilizado pelo FNDE. Contudo, este não é um site oficial desse órgão governamental, mas sim uma iniciativa da Editora para disseminar informação aos professores. Para acompanhar as mudanças no programa, acesse o site www.gov.br/fnde